Seguidores

quarta-feira, 29 de agosto de 2018

Relatório final sobre a experiência com a planta.

Estamos chegando ao fim do quadrimestre, e durante todo esse tempo monitorando a planta, chegou a hora de fazer o relato final. O docente Andrei nos passou uma quantidade de sementes por duas vezes. Das primeiras sementes que ele me passou, fiz o plantio e só sobreviveram 4 plantas. Das quais vou relatar. Da segunda vez que ele me passou as sementes, realizei o plantio, nasceram, porém morreram todas.
Das plantas que restaram, ainda do primeiro plantio, pude notar que pouco cresceram. Observei também que a planta que fica mais próxima do convívio com pessoas, teve um leve crescimento à mais que a outra que ficava mais afastada. Vejam na foto abaixo, a planta do lado direito, cresceu pouco mais.
 Além de termos que acompanhar o crescimento da planta, fomos desafiados pelo Docente Andrei, a descobrir de que planta se tratava. Não foi fácil, mas através de pesquisas e diálogos com colegas chegamos a conclusão que se tratava do "eucalyptus grandis eucalyptus urophylla." Vejam abaixo mais fotos das plantas. 

Atividade proposta: Fazer uma paródia.

Paródia da música "Falso amor"
Tema: Viagem à Cachoeira. 


🎶FOI LEGAL, ACABOU
O QUE APRENDEMOS FOI O QUE FICOU

EU TURISTEI, ME ESTRESSEI
E ATÉ BOATE A GENTE ENCONTROU

NOITES NA BALADA
E NOS DIAS, CAMINHANDO

CURTIMOS RODA DE SAMBA
NA BATIDA DO TAMBOOOR

E PARABÉNS PRA VOCÊ
QUE PÔDE APRENDER

QUE ESSA VIAGEM FEZ VALER
OBRIGADO, CACHOEIRA, PELO APRENDIZADO.🎶

segunda-feira, 27 de agosto de 2018

Divulgação UFSB


No dia 20.08.2018 aconteceu na Câmara de Vereadores e no Colégio Estadual Ana Nery uma palestra sobre a UFSB (Universidade Federal do Sul da Bahia) que tínhamos como proposito informar a nossa população ibicaraiense sobre a nossa Universidade, hoje situada em Ferradas, Itabuna-Ba.
Por se tratar de uma Instituição nova, boa parte da população nunca ouviu falar, e os informados tinham pouca conhecimento. Relatamos as formas de recursos e métodos pedagógicos propostos pela instituição, seus percursores, pilares, formas de ingressos e distribuição dos Cunis (Colégios Universitários).
Tivemos grande apoio dos vereadores e professores, onde todos citaram que a Universidade tem pouca propagação, dando ênfase em mais divulgações. Nossa equipe de palestrantes foram formados por: Patrick Rodrigues, Karolayne Santos, Lucas Ramos, Rafael Felix e Judy Macêdo, sendo tutorados pelo Docente Joel Felipe do CC Universidade e Sociedade.




terça-feira, 21 de agosto de 2018

   Relato da Viagem à Cachoeira-Ba

  Tivemos o privilégio de conhecer a cidade de Cachoeira, em uma estadia de quatro dias. Podemos registar em fotos, vídeos e na memória, a riqueza do acervo histórico da cidade Cachoeirana e a beleza da festividade de Nossa Senhora da Boa Morte. 
   Lugar lindo de cultura forte, viva! Andar pelas ruas de Cachoeira é viajar um pouco no passado, através de suas construções históricas, de seu povo rico de cultura, que mantem a história viva , como que tivéssemos parado no tempo, ou simplesmente que "andamos" adiante, mas que a história caminha lado a lado conosco, com a evolução do tempo, mas sem perder as características do passado. 
    Poder conhecer a história das mulheres da irmandade da Boa morte foi um privilégio único, observar o convívio de religiões caminhando juntas,se respeitando e cada um mostrando a sua Fé. Poder conhecer o samba de roda, a alegria de seus praticantes e ser envolvido pelo som e admirar a dança. Conhecer o museu do samba, ouvir relatos de um historiador que nos impressiona com sua inteligência e simplicidade ao contar os fatos.
    Conhecer Cachoeira foi algo muito proveitoso. Conhecemos muitas coisas além do que achávamos que iríamos conhecer. Certamente quem aproveitou a oportunidade e foi à Cachoeira, não se arrependeu, e quem não foi ou não pôde ir, perdeu uma viagem riquíssima de cultura e de história. Recomendo à todos, visitem Cachoeira. (Abaixo, registros de alguns momentos.









  

quinta-feira, 2 de agosto de 2018

Experiência do Prato

  Nessa aula do CC de Experiência do Sensível, o docente Andrei, pediu que cada aluno levasse uma refeição, e relatasse o motivo da escolha, e qual a importância de determinada refeição em nossas vidas.



quarta-feira, 1 de agosto de 2018

Conceituando Felicidade


Felicidade 


  Felicidade é complexidade. Essa tal felicidade tá em todo lugar, à todo instante no nosso dia-a-dia. Talvez você pense ou já tenha falado que não é feliz. Porém o problema não está  na falta de felicidade, e sim na nossa capacidade, ou falta dela, de notar momentos em que ela se faz presente em nossas vidas. Talvez você questione. Momentos? Sim, momentos. Por que para mim, felicidade é isto, e isso não a desqualifica; Jamais!

    Cabe a cada um fazer destes momentos algo válido para sí.  A felicidade é momentânea, porém é constante. Ela tá sempre próxima, em detalhes, cabe a você deixá-la fluir. Felicidade tá naquele almoço em família, tá na resenha com os amigos, na balada, na igreja, em casa, no trabalho, tá na saúde, no amor, tá aqui, agora, em todo lugar.

     Felicidade tá em tudo que a gente vive, e não custa nada, basta você percebê-la e deixá-la fazer parte de sua vida. Em todos os momentos, nos pequenos ou nos grandiosos, porque felicidade não se mede, se sente. Felicidade para mim é isto!                           

              Rafael Felix

quarta-feira, 18 de julho de 2018

Tribunal da Universidade 

  Com orientação do Docente Joel Felipe, do CC Universidade e Sociedade construímos o tribunal da universidade. Onde a sala foi dividida em grupos, com temas e funções diversas discutindo sobre; Universidade, Características e modelos, estrutura e organização e adequação ao contexto histórico. 
     Um grupo ficou incumbido de ser o júri, grupo esse, do qual fiz parte. Tivemos a função de arbitrar a discussão, no final, ouvindo e analisando os argumentos feitos pelos demais grupos, formulamos uma conclusão. (Abaixo, o júri representando em foto.)    

quinta-feira, 5 de julho de 2018

Atividade da terra, CC Experiência do Sensível, docente Andrei.
Recolhemos um punhado de terra de um local que tem grande importância em nossas vidas, e fizemos o relato em sala de aula. Foi uma experiência muito legal, por podermos compartilhar um pouco de nossas vidas entre os colegas.

terça-feira, 3 de julho de 2018

"Jogo do Privilégio branco"

Você já ouviu falar no jogo do privilégio branco? Este jogo, ilustra como funciona a desigualdade racial no Brasil.
      Orientados pelo docente Joel, do CC Universidade e Sociedade, fizemos esse jogo em sala de aula. As fotos abaixo, ilustra alguns dos colegas do CUNI Ibicaraí, participando do "jogo do privilégio branco."
       Através desse jogo, podemos ter a noção exata, da desigualdade racial no Brasil.  Através de perguntas como; "Sua casa já alagou?"   "Já ouviu piadas por conta da sua cor de pele?".
      Dependendo da resposta, o participante,  dava um passo à frente, ou atrás. Ao final do jogo, podíamos notar pessoas de pele branca à frente, e pessoas de pele negra no meio ou atrás.
       Um jogo simples como esse, ilustra de forma nitida, a necessidade irrestrita de uma luta por igualdade.

"SIM A IGUALDADE RACIAL, PARA QUE, UM DIA TODOS CAMINHEM JUNTOS, E ESSE JOGO NÃO PRECISE MAIS EXISTIR."


quarta-feira, 27 de junho de 2018

"Memento Mori"

"Memento mori" (Lembrar). Em sala de aula, levamos objetos que nos remete a uma lembrança de nossas vidas, algo especial para nós.
    A cada objeto, ouvíamos uma nova história, relatos emocionantes, engraçados, relatos de vida. É como se você viajasse por cada relato, imaginando como aquilo aconteceu, de que forma, o local, o tamanho da representatividade que aquele objeto, aquela história tem para aquela pessoa. Além de recordamos de momentos especiais nossos, podíamos também, imaginar como foi cada momento relatado pelo colega.

quarta-feira, 13 de junho de 2018



EXPERIÊNCIA COM PLANTA: Primeiro registro da experiência com a planta. (Experiência do sensível )